Project 2010: Team Planner ou “Planejamento da equipe”


Neste post vou falar sobre um das novas funcionalidades do Project 2010 que mais me chamaram atenção.

Esta funcionalidade chama Team Planner, como não temos a versão em português, vou chutar um nome para esta funcionalidade: Visão de Planejamento da Equipe.

Vamos trabalhar um exemplo:

Um cronograma simples com quatro atividades, todas com 5dias e apenas a tarefa C não terá o recurso Andre alocado, conforme mostra a imagem abaixo:

image

Já na visão do gráfico de Gaant temos uma novidade, um icone (image ) mostra quais tarefas estão superalocadas.

Existem várias formas para mudar para a visão de Team Planner:

  1. Na guia Exibir, clique em Team Planner;
  2. Clique com o botão direito do mouse no canto esquerdo onde tem o nome do modo de exibição atual  e selecione Team Planner;
  3. Clique no canto inferior direito, no terceiro icone (image ).

image

Vejam na imagem abaixo o mesmo cronograma mas agora na visão Team Planner:

image

Primeiramente temos uma mudança de paradigma com esta visão, no lugar de atribuir um recurso a uma atividade, aqui atribuiremos uma tarefa a um recurso. Na imagem acima temos quatro coisas interessantes para comentar:

  • Além de ver o nome do recurso em vermelho, indicando assim superalocação, vemos as tarefas A e B vermelhas, indicando inclusive quais os dias da superalocação.

Até o Project 2007, teriamos que procurar aonde estava a superalocação do recurso, agora além de podermos ver visualmente, podemos resolve-la, neste caso, apenas arrastando a tarefa B para depois a tarefa A. Notem que o vermelho tanto do nome quanto das atividades sumiram!

image

 

  • A tarefa C esta sem recurso atribuido, mas vemos que ela esta programado para ocorrer ao mesmo tempo que as tarefas A e B.

Para alocar a tarefa C para o recurso Andre basta clicar na tarefa e arrastá-la até o recurso André e ainda temos a possibilidade de arrastar a tarefa no tempo. Neste caso colocarei a tarefa C depois da B.

image

 

  • A Tarefa D esta alocada ao recurso Andre, mas não tem data de início e término definidas. (Vou comentar sobre tipos de tarefas num outro post)

Neste caso temos a possibilidade de mover a tarefa para o periodo desejado ou até mesmo para outro recurso. Apenas para exemplo vou mover para a tarefa D ocorrer depois da C.

image

Voltando ao modo de exibição de gráfico de Gaant, vemos que todas tarefas estão alocadas para o recurso Andre e que não existe mais superalocação.

image

 

  • Neste cronograma tinha esquecido, mas poderiamos ter o caso de tarefas sem recurso alocado e sem data de início e término definidas. Com isso criei uma tarefa E com os atributos acima.

image

 

Acho que juntamente com a visão de Gaant, o Team Planner será bastante utilizada, principalmente para ajustar alocação de recursos nos cronogramas.

Espero ter demonstrado um pouco desta nova funcionalidade do Project 2010, caso tenha alguma dúvida, postem como comentário.

About Andre Xavier, MVP

Fundador da Sotis Consultoria, empresa especializada Microsoft Project Server. Após a fusão com a BHS, foi responsável em abrir e gerenciar o escritório em São Paulo até 2009, quando retornou para BH e hoje é o Diretor responsável pela área de Consultoria na BHS. Possui todas as certificações em Project e Project Server 2003, 2007 e 2010. Criador do Add-in do Project 2010 de Análise PERT. É MVP de Project e fundador do Blog do Project.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Connecting to %s

Follow

Get every new post delivered to your Inbox.

Join 362 other followers