Neste post vou falar sobre uma das grandes mudanças do Project 2010, tornando ele muito parecido com o Excel. Graças a esta funcionalidade não podemos falar que 100% das ferramentas desenvolvidas para 2007 funcionarão para o 2010.

Esta funcionalidade chama Task Mode, como não temos a versão em português, vou chutar um nome para esta funcionalidade: Modo da tarefa.

Agora na versão 2010, teremos dois modos de tarefa:image

  • Agendamento Automático
  • Agendamento Manual

 

Agendamento Automático

O agendamento automático nada mais é a forma como as tarefas trabalhavam no 2007, quando se preenchia a duração de uma atividade, a data de início e término também eram preenchidas.

Agendamento Manual

Aqui sim temos a grande mudança. A idéia é dar liberdade ao usuário, transformando o Project num Excel, ou pelo menos na liberdade de preencher os dados.

Como nos outros posts, vamos trabalhar um exemplo:

 image

Vou comentando cada tarefa da imagem acima para ficar mais fácil:

Tarefa A

A Tarefa A esta no modo de tarefa automático, veja que apenas escrevendo o nome da tarefa, o project preencheu: duração com 1d?, início e término. Reparem na segunda coluna, a de modo da tarefa, o ícone de tarefa com agendamento automático (image).

Tarefa B e C

Primeiramente, a tarefa B já podemos perceber várias mudanças:

    1. Icone do agendamento manual (image).
    2. Percebam que quando coloco o nome da tarefa nada é preenchido e além disso, posso escrever um texto no campo de duração e no caso da tarefa C, no campo início. Neste caso, um exemplo simples que pode ocorrer em qualquer projeto, a duração da atividade será definida depois ou o início precisa ser verificado com um envolvido no projeto.

Tarefa D, E e F

As tarefas D, E e F mostram a liberdade de escrita, podendo preencher apenas alguns campos.Reparem no gráfico de gaant, a tarefa D apresenta uma barra azul mais clara, quase transparente (image).  A tarefa E e F apresentam apenas o “contorno” seja do início ou do término da barra (image e image )

Tarefa G

A tarefa G não difere muito a tarefa A, apenas no gaant é demonstrada diferente, acusando que o modo da tarefa é o manual.

Tarefa H e I

As tarefas H e I, na verdade marcos (duração zero), são muito parecidas, apenas no gaant se diferem.

OBS:

Conforme disse no início deste post, qualquer desenvolvimento para 2010 deverá conferir se o modo da tarefa é o manual ou o automático, pois caso seja manual, deverá ler e escrever texto em qualquer campo, já no automático, vai depender do tipo de campo pra saber o tipo de dado a ser escrito.

Espero ter demonstrado um pouco desta nova funcionalidade do Project 2010, caso tenha alguma dúvida, postem como comentário ou mandem através do email.

Technorati Tags: ,