Vários clientes já me pediram isso antes e eu acabava NAO usando os CUBOS OLAP do Project Server, pois nao sabia como pegar esses valores.
Clientes:
“Allan, eu gostaria de ver uma coisa bem simples e bem linda como:
– Todos os meus projetos;
– agrupados por departamento;
– mostrando seus respectivos valores para:
— Percentual de Conclusao;
— Data de Inicio;
— Data de Termino.”
Allanzinho:
“Sem problema!!! Mas nao poderemos usar os maravilhosos CUBOS OLAP do Project Server… :(”
ERRADO!!!!
Podemos usar sim os maravilhosos CUBOS OLAP do Project Server…. :)
Mais uma vez,
Obrigado Peter Kestenholz, pk@projectum.dk , responsavel pelo post: Find missing fields in your OLAP Excel reports
Entao vamos lá:
1. Abra seu Office Excel
2. Crie uma conexao com seu servidor de “Analysis Services”
a. “Data -> From Other Sources -> From Analysis Services”
3. Digite o nome do seu servidor de “Analysis Services” e as credencias se necessario
4. Selecione o banco de dados gerado pelo seu Project Server
a. “PWA -> Server Settings -> OLAP Database Management”
5. Depois selecione o CUBO: “MSP_Portfolio_Analyzer”
6. Clique em “Finish” e depois “OK” para concluir a conexao.
7. Monte o seu relatorio da forma que quiser ou que o “cliente quiser”…
8. Clique em algum lugar dentro da tabela (PivotTable)
9. Depois ”Options -> OLAP Tools -> Property Fields”
10. Olha que coisa mais linda!!! :)
11. Basta selecionar os valores que estavam escondidinhos e adiciona-los ao seu relatorio!!!
12. Formate as celulas como quiser e pronto!!!!
Bem legal ne????
E pode acreditar… é muito util… :)
Allan, muito bom seu post. Parabéns.
Aproveitando, tenho uma dúvida: Na figura do item 12, você tem uns atlahos para filtros do lado esquerdo do Excel. Como fazer isso?
Muito obrigado.
CurtirCurtir
Proximo post!!!!
boa ideia… :D
Mas adiantando é uma feature nova do Office 2010 chamada “Slicer”…
CurtirCurtir
Muito obrigado. Só com essa dica já consegui resolver. Nada como o caminho das pedras :)
CurtirCurtir
Boa tarde Allan.
muito interessante o “Post”. Ajudou bastante…. tenho uma dúvida. para campos customizados sem ser lista eu consigo pegar de algum lugar?
CurtirCurtir
Voce diz campo que utiliza Tabela de Pesquisa, pois eles vao para o CUBO…
Voce quer pegar os outros campos, certo? Campo de Formula, por exemplo…
Existem algumas formas de pegar esses dados:
1) Usar uma query diretamente na base relacional…
2) Criar um CUBO personalizado adicionando esses campos…
3) Criar uma macro que copia o valor da formula e cola em um campo de lookup table…
4) etc…
:D
Dá uma olhada nisso aqui: https://mundoepm.com.br/2009/04/24/quais-campos-personalizados-vao-pro-cubo-olap-do-project-server-2007/
CurtirCurtir
Allan,
Infelizmente já tinha visto esta tabela!!! eu precisava dos campos que não vão para o cubo no 2007 mesmo!!! :( tem que customizar o cubo então….. :)
Obrigado pelo apoio.
CurtirCurtir
Algumas das formas sao:
1) Usar uma query diretamente na base relacional…
2) Criar um CUBO personalizado adicionando esses campos…
3) Criar uma macro que copia o valor da formula e cola em um campo de lookup table…
Se escolher o item 2, tem que customizar o cubo… :)
CurtirCurtir
este slicer é muito legal !!! consegui add aqui!!! show … obrigado!
CurtirCurtir
Allan, tudo bem?
Estou com um cronograma-template que foi criado para uso co sharepoint. As macros estão desabilitadas.
Porém o calculo de % previsto está ativo e usa o GETDate() para calcular o andamento previsto para a data do status. Ocorre que este calculo está escondido em algum lugar que não consigo encontrar. Será que você passou por isso e saberia informar onde, no project 2007, é possivel encontrar ou visualizar este calculo. OBs. Quando dou duplo click no título da coluna o campo “Nome do campo” está em branco e se clico com o botão direito no título da coluna e vou em “personalizar campo” não aparece formulá alguma.
thanks.
PC
CurtirCurtir