Achei que seria interessante contar um pouco da história do SharePoint já que ele é parte crucial de nossas vidas hoje em dia…

Uma Breve História do SharePoint

  • SharePoint 2001 introduziu um ambiente que permite aos usuários criar sites, listas e bibliotecas de documentos sob demanda com base em um estrutura orientado a dados. A implementação foi baseada em um banco de dados do Microsoft SQL Server que mapeia a criação de sites e listas adicionando registros a um conjunto estático de tabelas de banco de dados. Esta versão inicial do SharePoint tinha algumas falhas. Primeiro, foi doloroso para personalizar sites. Em segundo lugar, os arquivos enviados para uma biblioteca de documentos foram armazenados no sistema de arquivos local do servidor Web front-end, o que tornou impossível dimensionar SharePoint Team Services sites usando uma farm de servidores Web front-end.

  • SharePoint 2003 foi a primeira versão a ser implementado em cima da Microsoft. NET Framework e ASP.NET. Esta versão começou a abrir novas oportunidades para desenvolvedores profissionais que procuram estender o ambiente SharePoint com Web Parts e manipuladores de eventos. Também nesta versão, a Microsoft alterou a implementação de bibliotecas de documentos para armazenar arquivos dentro de um banco de dados SQL, o que tornou possível dimensionar os sites do SharePoint usando uma farm padrão de servidores Web front-end.

 

  • SharePoint 2007 introduziu muitos conceitos novos para a arquitetura do SharePoint subjacente, incluindo colunas de site, tipos de conteúdo e funcionalidades e pacotes de soluções. A Microsoft também melhorou a integração do SharePoint com o ASP.NET, o que tornou possível para o .NET estender os sites do SharePoint, criando componentes familiares do ASP.NET, como páginas mestras, controles de usuário, prevedores de navegação, provedores de autenticação, e componentes HttpModule personalizado.

 

  • SharePoint 2010 é a quarta versão e mais recente da série SharePoint (disponível no mercado). Ele inclui o Microsoft SharePoint Foundation e Microsoft SharePoint Server 2010. O objetivo deste capítulo é construir um alto nível de entendimento do SharePoint Foundation a partir do ponto de vista de um desenvolvedor profissional. Ao longo do caminho, você vai aprender como o SharePoint Server 2010 estende SharePoint Foundation para adicionar funcionalidades extras e valor do negócio.

A história completa você pode conferir aqui: http://msdn.microsoft.com/en-us/library/ff742316.aspx 

Veja a evolução:

image

  image

 

 

 

Para quem quiser baixar as logos, basta copiar abaixo:

Year/Ano

Core Infrastructure Product

Business Value Product

2001

SharePoint Team Services

SharePoint Portal Server 2001

 

clip_image002

clip_image004

2003

Windows SharePoint Services 2.0

Microsoft SharePoint Portal Server 2003

 

clip_image006

clip_image007

2007

Windows SharePoint Services 3.0

Microsoft Office SharePoint Server 2007

 

clip_image008

clip_image009

2010

Microsoft SharePoint Foundation

Microsoft SharePoint Server 2010

 

clip_image011

clip_image013

 

 

 

 

 

 

(: