Já estou brincando com o Microsoft Office 2013 há algum tempo…
E posso garantir que está muito mais que incrível, está verdadeiramente “A LÁ Microsoft“…
Nesse post vou ensinar como criar um Timesheet Dashboard com Timeline e Slicer no Excel 2013!
Digamos que o produto final é esse aqui:
Vou dividir esse post em duas partes:
1a Parte)
-
Criando a conexão com o CUBO OLAP do Project Server 2010
- SQL Server Analysis Services (OLAP)
-
Criando a Pivot Table contendo os dados do Timesheet (Quadro de Horários)
- Tempo
- Horas Trabalhadas
- Lista de Recursos
-
Criando o filtro de Timeline (Linha do Tempo)
- Novo e incrível recurso do Office 2013!!!
2a Parte)
-
Criando os filtros de Slicers
- Tipo de Hora
- Nome do Projeto
- Nome do Recurso
- Adicionando a formatacao condicional às células de Horas Trabalhadas
- Criando o Gráfico conectado a Pivot Table e aos filtros
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1a Parte)
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Abra o novo e magnífico Microsoft Office Excel 2013
- Selecione “Blank workbook”
-
Clique em “Insert Pivot Table”
-
Selecione “Use an external data source Choose Connection”
-
Depois clique em “Browse for more…”
- Depois “New Source”
- Selecione “Microsoft SQL Server Analysis Services”
- Clique “Next”
- Digite o nome do seu servidor e credenciais, caso necessário.
-
Selecione o seu Database do Project Server 2010
- Depois o cubo “Timesheet”
- Clique em “Finish”
-
Adicione os campos
- “Actual Work Billable” em valores/Medidas
- “Time” em colunas
- “Timesheet Resource List” em Linhas
-
Selecione alguma célula dentro da Pivot Table e clique em “Insert à Timeline”
- Agora selecione a dimensão “Time” e OK.
-
Alinhe o filtro de Timeline (Linha do Tempo) na parte superior direita
- Formate como quiser
- Pronto!
- Sua Pivot Table já está obedecendo e sendo filtrada pela Timeline…
- Miuto legal, né? J
Nos vemos na Parte 2/2!!! :D
Show!!!
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Valeu Rafael!!! :D
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Pingback: Microsoft Office 2013 – Criando Timesheet Dashboard com Timeline e Slicer no Excel 2013 – Parte 2/2 « Mundo EPM
Muito bom Allan.
No entanto como sou novo em trabalhar com o Project server, fiquei com dúvidas de como criar os cubos no Project Server. Tentei na versão 2010 e achei meio complicado.
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Marcos,
Para criar o OLAP do Project Server, tanto 2010 quanto 2013, basta você acessar o “Server Settings”, encontre o grupo “Database Administration” e o último item será “OLAP Database Management”…
Entre ai e depois basta informar servidor e o nome desejado que o Project Server cria tudo para voce! :)
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Alan.
Existe algum post falando sobre a personalização ou customização do timesheet, ja trabalho com uma planilha de timesheet mas quero integrar com o project sever 2013.
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Allan,
muito obrigado pela resposta, mas que me expressei mau. O problema não é criar o cubo OLAP no Project Server, mas como criar/definir as informações que este cubo deve ter. No nosso fluxo atual existem informações que estão em campos personalizados que tenho dificuldade em verificar como seria melhor forma de criar estes campos em relação a evolução no tempo. Isto depois impacta na parte de BI do performance point.
De qualquer forma muito obrigado.
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Allan, estou utilanzo as informações do seu post para elaborar um relatório de apontamentos. Mas, além disso, preciso de uma informação que não consigo encontrar: o custo das horas apontadas em tarefas administrativas (período administrativo).
Eu consigo visualizar o custo das atividades atreladas aos projetos, mas quando incluo o campo custo para as atividades administrativas, o custo aparece com zero. Como alternativa, criei uma tabela com o custo/hora de cada recurso e utilizo a função PROCV do Excel para obter o custo do recurso e multiplicar pelas horas do período administrativo. Assim, consigo saber que o “fulano” apontou “X” horas em treinamento, e que isso gera um custo de R$ x,00. Temporariamente, isso resolveu o problema. Porém, como o relatório deve manter o histório de um mês para outro, o que acontece é que se o custo do recurso muda de um mês para outro, os custos dos meses anteriores são perdidos, uma vez que a planilha dos custos dos recursos obtem o custo atual.
Conhece um caminho mais fácil para obter o custo das atividades do período administrativo?
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Desculpa a ignorância, mas quando pede o nome do servidor, ao que ele está se referindo?
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Olá Carolina,
O servidor nesse exemplo é onde os dados estão sendo guardados.
Você precisa de um servidor para referenciar no Excel.. aí sim o Excel poderá ir lá e buscar os dados pra voce! :)
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