Olá pessoal,
Esse post de hoje é realmente muito simples… mas ao mesmo tempo muito útil…
Já que no novo serviço da Microsoft, o Project Server 2013 na nuvem ou Project Online, não será mais possível acessar as bases de dados diretamente como fazemos hoje.
Isso quer dizer que você não poderá criar um relatório utilizando os CUBOS OLAP ou o BANCO DE DADOS REPORTING do Project Server.
Mas não fique triste, pois você terá acesso as mesmas informações contidas nessas fontes de dados, mas agora utilizando o OData (Open Data Protocol).
O OData é basicamente um protocolo web para consulta e atualização de dados… Veja mais aqui: Open Data Protocol (OData).
Então vamos lá, os passos para a geração do seu relatório utilizando o OData como fonte de dados são muito simples:
- Acesse sua instância do Office 365 –> Projects ou Project Online.
- Caso ainda não tenha uma, veja aqui: Office 365 – Criando uma Conta e Publicando o Projeto na Nuvem
- Clique em Reports.
- Clique em Data Connections.
- Clique na língua desejada.
- No meu caso, English (United States).
- Selecione a fonte de dados desejada. (Clique sobre ela)
- No meu caso, Project Server – OData Assignments Data.
- O Excel abrirá automaticamente junto com uma janela de alerta.
- Selecione Enable.
- Depois selecione PivotTable Report.
- Clique em OK.
- Agora é só se divertir…
Grande abraço e até a próxima…
Abaixo eu e meu grande amigo Rolly Perreaux em Redmond, WA.
Bom dia,
Primeiramente, parabéns pela postagem!! Ajudou bastante!!
Tenho algumas dúvidas, veja se pode me ajudar. Tenho o project 2013 online, montei o relatório e inclusive publiquei ele através de um painel. Minhas dúvidas são?
1) Como posso alterar o nome dos campos na tabela dinânica? Exemplo: o campo vem com o nome TrabalhoPercentualdoProjetoConcluído, gostaria de alterar, alterei para testar, porém quando atualiza os dados o nome muda para como estava anteriormente.
2) Como fazer com que os dados sejam atualizados automaticamente sem a necessidade e abrir a planilhar e clicar para atualizar.
Obrigada!!
CurtirCurtir
1) “Clique com o botao direito – Field Settings” e depois altere o campo “Custom Name”… Meu Excel tá em ingles… :S …. mas fazendo assim o nome ficará sempre como voce quer…
2) Selecione a tabela dinâmica, acesse a aba Data, clique em Propriedades das conexoes e selecione: “Refresh data when opening the file”
Abraco! :)
CurtirCurtir
Boa tarde, Allan!
Eu fiz a conexão de vários projetos em uma planilha do Excel usando feed OData, deu tudo certo, fiz tabela dinâmica com gráficos e resultados, mas tive um problema, as informações do projeto são sincronizadas apenas depois que os projetos são publicados, os gerentes do escritório querem as informações no Excel depois que é salvo, para analisar os dados e depois publicar, como faço para OData conectar e sincronizar apenas salvando os projetos?
Utilizo
Project Server 2013
SharePoint 2013
MySQL 2012
Muito obrigado pela resposta.
CurtirCurtir
Não será tão simples quanto usar o OData feed näo… Vou dar uma investigada melhor depois…
Mas dê uma olhada nisso:
PS.Project object (ps.js)
Office 2013 and later
Contains the common properties for draft projects and published projects.
The DraftProject object and the PublishedProject object are derived from the Project object. All of the properties in the Project object are read-only.
https://msdn.microsoft.com/en-us/library/office/jj669942.aspx
CurtirCurtir