Sempre recebo mensagens de clientes, amigos, visitantes do blog, de “tudo quanto é canto” pedindo para eu explicar como criar uma “Curva S de Avanço Físico ou Financeiro” no Microsoft Project…
Então, como já sabemos, “Curva S” é um termo bem comum tanto no Brasil quanto ao redor do mundo… muitos desejam, poucos possuem…. hehehe
E, acredito eu, que pensando nisso a Microsoft introduziu incríveis novas funcionalidades no Project 2013!
Uma delas é a possibilidade de gerarmos a “Curva de Avanço Físico ou Financeiro” sem qualquer necessidade de exportar para Excel ou via Macro. (ressalto que eu amo Excel… J)
Como isso funciona?
Bem simples, eles criaram uma NOVA visualização chamada de “Relatórios” (bem original, eu sei… ).
E muito mais, agora existem também NOVOS campos chamados de “Acumulados” (Trabalho acumulado, Custo Acumulado, …)
O que farei é basicamente alterar/criar um relatório exibindo valores do trabalho do projeto acumulados.
Você pode fazer o download da versão Trial do Project 2013 aqui: http://technet.microsoft.com/en-us/evalcenter/ee404758.aspx
1. Abra seu projeto
2. Acesse a aba “Relatórios” e crie um relatório em branco.
3. Dê um nome à esse relatório: “Avanço Físico de Tarefas…” por exemplo.
4. Clique em “Design à Gráfico”
5. Selecione “Linha à Linha com Marcadores”
6. Clique sobre o gráfico e lhe será exibido um painel no qual poderemos selecionar inúmeros campos relacionados ao nosso projeto.
7. Selecione:
a. Trabalho de Linha de Base Acumulado
b. Trabalho Acumulado
c. Trabalho Real Acumulado
8. Você perceberá que não teremos valores para Trabalho Real Acumulado e o Trabalho de Linha de Base Acumulado estará sobre o Trabalho Acumulado.
9. Agora vamos simular alterações no trabalho planejado e ver o que acontece.
10. Bem legal né??? E ainda fica melhor…
11. Agora simulando avanços físicos…
12. Magnífico não???? J
13. Espero que tenha ajudado de alguma forma… J
Até a próxima!!!
Muito bom este Post.
Gostaria de aprofundar mais no assuntgo Sharepoint / Project Server / BI, teria como me ajudar enviando alguma “caminho” de estudo, cursos e livros?
Temos aqui na empresa o Sharepoint 2010 em Farm, Project server 2010 (com fluxo criado para a TI e que estamos revendo este ano para melhorá-lo), e temos alguma dificuldade em criarmos os diferentes tipos dashboards para este ambiente.
Em minha casa criei um ambiante de estudo com Sharepoint 2013 / SQL 2012 / Project Server 2013, em máquinas virtuais, mas fica difícil de estudar, pois só consigo acessar à noite. Tenho instalado o Designer 2013 / office 2013 com o Info Path, em meu note com windows 8. Pensei em colocar no neste note (I5 com 8 GB de Ram), um ambiente de teste (uma máquina virtual), para estudar melhor o assuntoa, mas não consegui achar a melhor forma de fazre isto. Poderia me ajudar?
Obrigado.
CurtirCurtir
Action requires kneloedgw, and now I can act!
CurtirCurtir
Olá Marcos,
Dê uma olhada aqui: http://fs.mssalesdemos.com/
Acesse “Catalog”, vá para a 2a página e depois “All-Up SharePoint 2013 Demos”…
É tudo que você precisa… :)
This is NEW SharePoint 2013 All-UP demo images. This is the complete demo version that includes all the latest scenarios for: All-Up Web Sites, BI, ECM, Search, and Social. While we have installed all the scenarios on these demo images and have warmed up all the web sites we still recommend you run thru the specific scenario first to obtain the best performance and validate all features.
CurtirCurtir
Prezado Allan Rocha, obrigado pelas importantes contribuições ao desenvolvimento da comunidade EPM e meus sinceros parabéns!
A solução acima está baseada no MSP 2013, existem alternativas para o MSP 2010?
Estou desenvolvendo uma curva-s com colunas customizadas de pesos time-phased, você tem alguma dica para eu sofre menos neste desafio?
Agradeço-lhe antecipadamente pela atenção.
Abraços,
Luciano Menezes
CurtirCurtir
Meu amigo, achei maneira essa possibilidade do Project, permita-me perguntar algo mais. Tem como eu ter a visão do avanço físico acumulado mês a mês, pois na sua visualização vejo diário.
Grande abraço e parabéns pelo material disponibilizado.
CurtirCurtir
Claro que tem como!!! :)
Voce tem as seguintes opcoes:
– Anualmente
– a cada 6 meses
– a cada 3 meses
– Mensalmente
– a cada 1/3 de mês
– Semanalmente
– Diariamente
– a cada hora
– a cada minuto
ufa! :)
CurtirCurtir
Parabéns pelo Blog e pelo post bem explicado, porém tenho algumas questões que gostaria de apontar.
Esse tipo de Curva não é exclusivo da versão nova, isso já existe desde os primórdios do Project, o que existe de “novo” é somente a aba de relatórios (que também não é exatamente nova…).
Na versão 2007 por exemplo você consegue esse mesmo relatório através dos relatórios visuais exportando para o Excel e construindo o gráfico no Excel.
De qualquer forma a versão nova trouxe melhorias importantes com relação a geração de relatórios dentro do próprio project que antes não eram possíveis, só estou apontando que essas curvas em específico podem sim ser feitas nas versões anteriores.
A questão com relação a Curva é que de modo geral usuários de projetos grandes não utilizam trabalho ou custo para montar a curva, tendem a querer utilizar o tempo com “peso” para as tarefas, que é como funciona o “% Concluído”, a ideia é que o % da curva bata com o “% Concluído” do project e, para essa forma, o project não disponibiliza os dados e a única forma é construindo uma aplicação que faça esses cálculos.
CurtirCurtir
Estou precisando fazer a curva S com percentual concluido… como fazer?
CurtirCurtir
Allan, tudo tranquilo?
Agradeço antecipadamente pelos esclarecimentos… essas atualizações acabam atrapalhando um pouco, a todos que assim como eu, utilizam pouco o Project.
Se possível, peço a gentileza de informar, se é possível desenvolver no Project, a “Estimativa dos Custos”.
Parabéns e sucesso!
Leandro Silva
CurtirCurtir
Sou iniciante. eu preciso fazer um acompanhamento de uma obra. tipo preciso mostrar para o meu chefe o avanço fisico de cada tarefa. mais não baseado em tempo ( horas datas como estou vendo aqui) e sim em quantitativo. tipo ( quantos metros a obra avanço naquele dia , quanto % avanço cada tarefa. )
como eu demostraria isso no Project?
CurtirCurtir
Allan,
Parabéns pelo post. Muito bacana realmente!
Gostaria de saber um pouco mais sobre softwares de gerenciamento de projetos e o custo destes.
Vc poderia me ajudar?
A empresa que eu presto serviço gostaria de adquirir.
CurtirCurtir
Parabéns pelo blog.
Muita riqueza de informação.
Gostaria de saber se é possível fazer a curva S mostrando o avanço em porcentagem para meu projeto.
Obrigada
CurtirCurtir
Prezado Allan, parabéns pelas dicas, é sempre bom ter alguém para nos ajudar nas tarefas difíceis.
Apesar de ser bem explicado eu não consegui gerar o gráfico, tenho em meu projeto o nome da tarefa, duração, início, término e % concluída e quando gero o gráfico o mesmo fica em branco, você tem alguma outra dica para eu tentar localizar o erro? muito obrigada!
Ah… pode me informar alguns dos relatórios que possui no seu livro? se tem essa questão da curva S? gostaria muito de compra-lo, mas preciso justificar o custo ao meu chefe :-)
Mais uma vez obrigada!
CurtirCurtir
Alan,
Queria fazer exatamente a mesma coisa, porém com % concluído mês a mês do projeto. Ou seja, uma curva S de % físico do projeto, mês a mês que é como os gerentes normalmente gostam de ver, com um campo de % concluído na linha de base (que seria a privisão inicial) e o real na fase de controle. Seria interessante um campo de reprogramação do controle também pra ver pra onde está indo. Normalmente extraio os dados do Project pelo uso da tarefa e faço o gráfico no excel. Tem como fazer no Project 2013 mesmo?
CurtirCurtir
Tenho a mesma dúvida Bruno, também gero o relatório no excel, gostaria de saber como geramos esse relatório no ´project, que seria um gráfico que compara a linha de base planejada com a linha de base real.
CurtirCurtir
Excelente iniciativa, eu realizei passo a passo aqui, criei o gráfico, porém, ao realizar as simulações nas atividades, nada reflete no gráfico. O gráfico não plotou nada, está totalmente em branco
O que eu fiz de errado?
CurtirCurtir
Olá Alan, parabéns por mais um ótimo post.
Poderia confirmar por gentileza se o project possui um campo de custo real acumulado?
CurtirCurtir